Um dos momentos mais marcantes da teledramaturgia brasileira foi ao ar em “Vale Tudo” e despertou a curiosidade do público

A morte de Odete Roitman (Débora Bloch) no remake de “Vale Tudo”, exibida no capítulo da última segunda-feira (6), reacendeu o mistério nacional e fez as redes sociais explodirem com teorias. A autora, Manuela Dias, já adiantou que o assassino não será o mesmo da versão original (que foi Leila) e que foram gravados dez finais diferentes com os cinco principais suspeitos.
Os cinco suspeitos oficialmente investigados pela polícia são: Marco Aurélio (Alexandre Nero), Celina (Malu Galli), César (Cauã Reymond), Maria de Fátima (Bella Campos) e Heleninha (Paolla Oliveira). Por outro lado, as teorias se desdobram em palpites para várias opções, com a adição de uma hipótese de “armação” da própria megera.
Maria de Fátima
Fátima é uma das mais cotadas nas redes sociais. Os internautas apontam:
Pista da arma: alguns telespectadores notaram que a arma de Marco Aurélio tinha silenciador, mas o tiro que matou Odete fez barulho. Eles especulam que a filha de Raquel (Taís Araújo) teria usado uma arma diferente — talvez com um tiro de aviso — ou que Marco Aurélio tenha desistido e Fátima entrado logo depois.
Heleninha
A filha alcoólatra e emocionalmente instável de Odete também é uma forte aposta na web:
A tese do erro: teóricos de plantão sugerem que Heleninha, alterada pela bebida ou emocionalmente abalada após o colapso, poderia ter atirado e errado o primeiro disparo — o que explicaria o buraco de bala extra na parede do quarto do hotel, notado por muitos. Tudo indica que a polícia encontrará as digitais de Heleninha e Celina na arma usada no crime, o que coloca a filha e a tia como principais suspeitas.
Celina
A tia de Heleninha e irmã de Odete aparece logo atrás nas apostas, também ligada diretamente à arma: A dupla suspeita: Celina divide a atenção dos internautas com Heleninha por ter suas digitais encontradas na arma. Há a teoria de que Heleninha teria atirado e Celina, ao tentar socorrê-la ou acobertar o crime, tocou na arma, ficando suspeita. Além disso, a socialite chegou a dizer que gostaria de “matar” a irmã após descobrir a situação de Leonardo (Guilherme Magon).
Marco Aurélio
O executivo mau-caráter e inimigo de Odete é um suspeito óbvio, mas muitos telespectadores tentam eliminá-lo:
O silenciador: como já mencionado, muitos usuários das redes acreditam que o som alto do disparo elimina Marco Aurélio, pois a arma dele teria um silenciador. Inclusive, ficou estranho o fato de o executivo não ter falado nada sobre o crime com Leila (Carolina Dieckmann) ao retornar para o quarto. Ele também parece ter ficado horrorizado ao ver Maria de Fátima no restaurante do hotel.
Leonardo
Embora Leonardo (o filho mais velho de Odete) não seja um dos cinco suspeitos oficiais, ele apareceu em enquetes do público com porcentagens significativas de votos. A teoria é que o rapaz estaria forjando sua condição de saúde para se vingar da mãe, até porque enfrentou momentos desesperadores desde o acidente que o deixou na atual condição.
O irmão de Afonso (Humberto Carrão) também ouviu declarações brutais da mãe, e existe uma torcida enorme por essa reviravolta.
Nice
A avó de Ana Clara (Samantha Jones), que cuidou de Leonardo por muitos anos, foi dada como morta, mas Olavo (Ricardo Teodoro) fez uma análise interessante. O rapaz disse a César que não cumpriu o planejado por ter encontrado uma “senhorinha” no elevador.
Freitas
O personagem interpretado por Luís Lobianco virou alvo de alguns internautas por conta das conversas recentes que teve com Odete Roitman. Inclusive, alguns telespectadores notaram que um gritinho no momento em que a megera leva o tiro pode não ser dela, mas sim do funcionário da TCA.
Não morreu
Uma teoria tão forte quanto as outras envolve a possibilidade de a vilã ter imaginado que poderia morrer e, por isso, ter planejado forjar o próprio assassinato com a ajuda de Freitas e Consuelo (Belize Pombal). Os diálogos finais entre eles criaram ainda mais desconfiança.