Expo Araraquara 2025: organização cita falta de apoio, fake news e venda de “menos de 700 ingressos”

Expo Araraquara iria ocorrer em outubro, mas foi cancelado

A organização da Expo Araraquara citou a falta de apoio, a disseminação de notícias falsas e a baixa venda de ingressos como motivos para cancelar o evento, que seria realizado entre os dias 9 e 19 de outubro.

+ Expo Araraquara 2025 é cancelada; veja o motivo

O cancelamento foi comunicado inicialmente, na última sexta-feira (18), por Rodrigo Ribeiro, que foi contratado pela organização como produtor do evento. “Na data de hoje, fui informado pelo organizador do projeto sobre a decisão de não realizar mais o evento na cidade“, escreveu em seu perfil no Instagram.

Em seguida, a Expo Araraquara confirmou o cancelamento e apontou o que teria levado à decisão, incluindo a falta de local apropriado. Inicialmente, a festa seria realizada no Aeroporto Bartholomeu de Gusmão. Porém, o lugar foi alterado para a Usina Maringá — às margens da Rodovia Antônio Machado Sant’Anna (SP-255).

“[…] Desde abril de 2025, o Rodrigo [Ribeiro] se reuniu com o prefeito, vereadores, secretários e empresários locais em busca de apoio, principalmente institucional, e acreditava que esses apoios iriam se consolidar, o que acabou não ocorrendo. Infelizmente, essa falta de apoio, somada à venda de menos de 700 ingressos, às inúmeras fake news espalhadas pela cidade e à falta de um local adequado que permitisse som ligado após as 23h59, nos levaram a tomar a difícil decisão de cancelamento da Expo Araraquara”, informou a organização do evento em seu site oficial. (Veja reprodução abaixo)

Em maio, durante agenda com o prefeito Dr Lapena (PL), Rodrigo Ribeiro abordou a necessidade de apoio para garantir estrutura e segurança do evento.“Estamos trabalhando para fazer da Expo um símbolo de turismo de negócios, entretenimento e impacto social”, disse na ocasião.

No mesmo período, a Prefeitura reforçou por meio de nota que iria participar do evento “exclusivamente no apoio à infraestrutura e segurança”, sem “envolvimento financeiro ou organizacional”. “A administração municipal reafirma seu compromisso com o fomento ao desenvolvimento econômico e ao turismo, sempre respeitando os limites legais e a responsabilidade na aplicação de recursos públicos“, informou.

A Expo chegou a anunciar os nomes de artistas como Alexandre Pires, Bruno & Marrone, Péricles, Simone Mendes e Zezé Di Camargo & Luciano, com expectativa de atrair mais de 160 mil pessoas. Além das apresentações musicais, também estavam previstas exposição agropecuária e industrial, parque de diversões e praça de alimentação.

No comunicado, o evento garantiu que os ingressos adquiridos serão reembolsados. “Infelizmente, quem mais perde é a economia da cidade, que deixa de receber milhões de reais que seriam injetados no comércio e na indústria local“, concluíram os organizadores.