Helton, que atuou pelo cruzmaltino e pelo Porto, foi denunciado por agressão física a uma amante

Atenção: a matéria a seguir traz relatos sensíveis de agressão e abuso sexual e pode ocasionar gatilhos sobre estupro, violência contra a mulher e violência doméstica. Caso você seja vítima deste tipo de violência, ou conheça alguém que passe ou já passou por isso, procure ajuda e denuncie. Ligue para o 180.
O ex-goleiro Helton Arruda, que possui passagens marcantes pelo Vasco da Gama e pelo Porto, teve uma denúncia por violência doméstica acatada pelo Ministério Público de Portugal. O ex-atleta de 47 anos responderá criminalmente por, supostamente, agredir uma mulher com quem manteve relacionamento extraconjugal por 10 anos. As informações foram publicadas pelo jornal Público, de Portugal.
Como não há legislação semelhante à lei Maria da Penha no país europeu, Helton poderá ser enquadrado por “maus-tratos simples”, que possui pena de até três anos de prisão. Além disso, o ex-jogador também pode ser enquadrado no crime de “ofensa grave à integridade física da vítima”, que possui penas que variam de dois a oito anos.
O goleiro chegou a ser alvo de busca e apreensão durante as investigações. A vítima e testemunhas foram ouvidas pelas autoridades portuguesas.
Ao todo, Helton ganhou mais de 18 títulos oficiais pelo Porto, sendo sete campeonatos portugueses e uma Liga Europa. No Vasco, esteve presente no elenco campeão da América em 1998, além de ter sido campeão brasileiro em 2000 e da Mercosul no mesmo ano. Pela Seleção Brasileira, esteve no time campeão da Copa América de 2007.