Escrita por Ivani Ribeiro, novela completou 30 anos em 2024

Um dos principais sucessos dos anos 1990 vai voltar à telinha da TV Globo em breve: A Viagem! A novela de Ivani Ribeiro será reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, a partir de 12 de maio, substituindo Tieta, que, por sua vez, chega ao fim no dia 16 de maio.
+ Globo cria perfil de personagem “Maria De Fátima” nas redes sociais
Lançada em 1994, a trama é um remake da novela homônima da própria Ivani Ribeiro, exibida em 1975, na TV Tupi. Na história, Alexandre (Guilherme Fontes) se mata na cadeia após ser condenado por roubo seguido de homicídio. No Além, é encaminhado ao Vale dos Suicidas.
Sua revolta aumenta quando a irmã Diná (Christiane Torloni) se apaixona por Otávio (Antonio Fagundes), que acredita ser um dos seus algozes. O folhetim ganha novo rumo com a morte dele, após um acidente de carro provocado por Alexandre.
Diná e Otávio passam a viver um amor transcendental. Ela acaba falecendo e parte ao seu encontro. Os dois vivem juntos, em outro plano, num lugar chamado Nosso Lar. Reverenciado até hoje pelo papel como o vilão da trama, Guilherme Fontes comentou sobre o marco atemporal que a novela e o personagem se tornaram.
“Um ator luta muito para que seu trabalho tenha sucesso e, se por acaso atravessar as fronteiras do tempo, é uma dádiva. Ver seu trabalho se transformar em um clássico não tem preço. Não há um só dia nesses 30 anos, desde a exibição original, que eu não seja elogiado nas ruas por esse papel. Quando acho que vou passar despercebido, aparece um fã que grita ‘Alexandre’ ou me aborda para falar do personagem”, comenta ela.
“Tanto é assim que ele virou meme e figurinha, e isso é o ápice da popularidade. Um personagem transmídia. Se contar, de 10 em 10 anos, estamos falando de três gerações de fãs. É incrível”, celebra o ator.