De acordo com relatório da Defesa Civil divulgado na manhã desta quinta-feira (16), 615 mil pessoas seguem fora de casa e outras 104 estão desaparecidas.

Chegou a 151 o número de vítimas dos temporais e enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul entre o fim de abril e a primeira quinzena de maio. Conforme o relatório da Defesa Civil divulgado na manhã desta quinta-feira (16), 104 pessoas estão desaparecidas.
São 615,3 mil pessoas fora de casa. Deste total, 538,1 mil estão desalojados (em casas de amigos ou parentes) e 79,4 mil foram acolhidos em abrigos. O número é superior à população de oito capitais no Brasil.
O governo estima que a população afetada pelo evento climático seja de 2,2 milhões de gaúchos. Dos 497 municípios do RS, 458 registraram transtornos.
Guaíba abaixo dos 5 metros
O nível do Guaíba, em Porto Alegre, baixou de 5 metros pela primeira vez desde a última segunda-feira (13), chegando a 4,98 metros. A medição foi realizada às 5h15 desta quinta pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
Apesar de ainda estar acima da cota de inundação, de 3 metros, a aferição confirma o prognóstico de estabilidade do nível do lago e a tendência de queda divulgado pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Imagem do Guaíba após baixar dos 5 metros em Porto Alegre — Foto: Leo Bartz/RBS TV