Novembro será marcado por chuva acima da média no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Temporais devem atingir, sobretudo, oeste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina

O mês de novembro deve contar com chuva acima da média nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que alerta para temporais no oeste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde os volumes podem ficar acima de 160 mm, e volta das chuvas no Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.

+ Leia mais notícias aqui no portal

Já nas regiões Norte e Nordeste, a previsão é de chuva abaixo da média, sobretudo nos estados de Roraima, Amapá, Amazonas, Pará e Tocantins, que podem registrar volumes de água inferiores a 80 mm. Na parte leste do Nordeste, incluindo o Ceará, no entanto, a chuva deve ficar próxima da média histórica, com acumulados abaixo de 40 mm. 

Em relação à temperatura, o Inmet prevê indicações acima da média em grande parte do país. Em áreas do Mato Grosso, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e oeste da Bahia, por exemplo, os termômetros podem superar 28ºC. No Sul e no Sudeste, os dias consecutivos com chuva deverão amenizar as temperaturas, chegando a máximas de 24ºC.

Reprodução/Internet

O clima de novembro deve refletir na safra 2023/24. Em grande parte do Brasil Central, o retorno gradual das chuvas será importante para a recuperação do armazenamento de água no solo, especialmente em áreas do norte de Mato Grosso e de Goiás. Em São Paulo e Minas Gerais, a umidade no solo será suficiente para atender as fases iniciais da safra.

Na Região Sul, os níveis de água no solo podem continuar elevados e beneficiar as fases iniciais dos cultivos de primeira safra. Contudo, em algumas áreas o excesso de chuva poderá resultar em excedente hídrico e encharcamento do solo, impactando a colheita dos cultivos de inverno e impedindo o avanço da semeadura dos cultivos de primeira safra.